QUINTA DO VALDOEIRO

A Quinta do Valdoeiro é uma das mais belas e bem estruturadas propriedades agrícolas da região da Bairrada.

Situada na freguesia da Vacariça, concelho de Mealhada, na vertente poente da Serra do Buçaco, a Quinta do Valdoeiro foi adquirida pela Família Messias, nos anos 40, aos herdeiros do Visconde do Valdoeiro.

A partir de 1985, a Messias, tendo já como estratégia crucial o controle da matéria-prima para a produção de vinhos de grande qualidade, levou a cabo a reconversão gradual dos vinhedos da Quinta do Valdoeiro, tendo sido selecionadas as castas mais adequadas aos objetivos estratégicos da empresa, apostada em competir de forma eficaz nos mercados nacional e internacional. As plantações mais recentes, realizadas em 1997, de encontro as mais fortes tendências do mercado, privilegiando uma casta genuinamente portuguesa, e uma outra estrangeira: a Touriga Nacional e a fabulosa Syrah, protagonista de grandes vinhos em todos os continentes.

TERROIR

Atualmente com 130 hectares, 70 dos quais plantados com vinha, onde os solos de baixa fertilidade, pobres, constituídos por uma primeira camada franco-arenosa e uma outra mais profunda, de consistência argilosa e compacta, a ligeira ondulação do relevo, as encostas soalheiras voltadas a sul e a nascente e a implantação das castas, separadas por talhões, tendo em conta a melhor exposição para as castas tintas, contribuem para a qualidade das uvas aí produzidas.

A propriedade inclui-se numa zona de proteção integrada, em que se combatem os inimigos da vinha através de métodos ecologicamente seguros, diminuindo os efeitos secundários e o uso de agroquímicos, de modo a salvaguardar o ambiente e a saúde humana.

LOCALIZAÇÃO
Vacariça – Mealhada

D.O.C.
Bairrada
Beira Atlântico

ÁREA
130 hectares

SOLO
Argilo-calcáreo

CASTAS TINTAS
Touriga Nacional
Baga
Castelão
Syrah
Cabernet Sauvignon

CASTAS BRANCAS
Arinto
Bical
Cercial
Chardonnay

Fale Connosco

Envie-nos a sua mensagem e responderemos com a maior brevidade possível. Obrigado!

Introduza o termo a pesquisar e carregue na tecla Enter